Comunidade Na Mão Certa
Em abril participamos da Comunidade Na Mão Certa, encontro on-line com o objetivo de apoiar a atuação de Pontos Focais das empresas participantes do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil.
Ao longo deste ano acontecerão 6 encontros virtuais, com o intuito de promover inovação e aprendizado coletivo para o desenvolvimento de boas práticas empresariais de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em 2025 o principal foco dos encontros é como implementar os compromissos do novo Pacto Empresarial pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, cada encontro abordará um dos compromissos, com orientações sobre as ferramentas disponíveis pelo Programa e apresentação de boas práticas desenvolvidas pelas empresas signatárias. Neste encontro foram apresentadas boas práticas de empresas em atendimento ao compromisso 1, Vanessa da Cunha, Especialista de Sustentabilidade e Ponto Focal do Programa na Unidas falou sobre a cartilha "Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes", este material será lançado em maio e fará parte das iniciativas que marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para conferir com o foi o encontro, clique aqui:
Agora vem com a gente conhecer mais sobre os compromissos:
Compromisso 1: Informar e Mobilizar as lideranças e os colaboradores (próprios e terceiros) para participarem ativamente das ações de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
(a) Disseminando o compromisso de Tolerância Zero à exploração sexual de crianças e adolescentes nas operações do negócio, incorporando esse valor na cultura organizacional e no posicionamento institucional.
(b) Difundindo conhecimento e informações sobre a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, inclusive no ambiente on-line, para garantir o engajamento efetivo em ações preventivas.
Compromisso 2: Intervir com ações e procedimentos junto à rede de serviços de transportes, sensibilizando e engajando profissionais desse setor a atuarem como agentes de proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.
(a) Promovendo iniciativas que melhorem as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais de transporte.
(b) Inserindo a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em programas de qualificação profissional, formação e capacitação inicial e continuada dos profissionais de transporte.
Compromisso 3: Estabelecer mecanismos claros nas relações comerciais com fornecedores e parceiros, com especial atenção aos serviços de transporte.
(a) Integrando os princípios e compromissos do Pacto Empresarial em políticas, códigos de conduta de fornecedores ou documentos similares, com o objetivo de promover e consolidar boas práticas na cadeia de fornecimento.
(b) Estabelecendo e implementando critérios para seleção, gerenciamento, monitoramento e reconhecimento de fornecedores que estejam comprometidos com a causa.
(c) Articulando parcerias estratégicas e mobilizando entidades associativas setoriais e sindicais para criar sinergias e fortalecer a adesão ao Pacto Empresarial.
Compromisso 4: Implementar campanhas e ações contínuas de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
(a) Informando e engajando de forma ampla, por meio de ações educativas e formativas, sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
(b) Promovendo e disseminando boas práticas de proteção de crianças e adolescentes, e incentivando o compartilhamento dessas iniciativas entre empresas signatárias para fortalecer o impacto coletivo.
(c) Incentivando o compromisso público da empresa pela proteção de crianças e adolescentes, posicionando essa causa como um valor do negócio e integrando a sua divulgação ao calendário de comunicação da empresa.
Compromisso 5: Apoiar projetos que promovam a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, integrando essas iniciativas às estratégias de responsabilidade social corporativa.
(a) Incorporando o tema na estratégia de investimento social privado da empresa, sempre que cabível.
(b) Apoiando projetos por meio de doações diretas ou via Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em diferentes esferas de governo (federal, estadual e municipal).
(c) Desenvolvendo e fortalecendo iniciativas voltadas aos jovens aprendizes, com foco na capacitação e inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Compromisso 6: Monitorar a implementação dos compromissos, por meio de indicadores específicos, e divulgar publicamente os resultados alcançados.
A proteção de crianças e adolescentes é um valor inegociável para a Unidas e está alinhada à agenda ESG de sustentabilidade e direitos humanos. Por isso, desde 2023, somos signatários do Pacto Empresarial pelo Fim d Violência Sexual. Promovemos ações internas de letramento na integração de novos colaboradores e engajamento nas operações com motoristas, capacitamos Multiplicadores do PNMC que apoiam com as iniciativas junto aos motoristas, além de outras atividade com parceiros externos em apoio a causa.